domingo, 28 de agosto de 2011

O que é ira? Parte 2



"... O corpo também se envolve na sensação de ira. O sistema nervoso autônomo "recebe uma descarga de adrenalina". Dependendo da intensidade da ira, qualquer uma ou todas as consequências a seguir podem ocorrer. As glândulas supra-renais lib
eram dois hormônios: epinefrina (adrenalina) e norepinefrina (noradrenalina). Esses dois componentes parecem dar às pessoas estímulo, à tensão, a excitação, o calor da ira. Esses hormônios promovem alterações no batimento cardíaco, na pressão sanguínea, na função pulmonar e na atividade do trato digestivo. Mais tarde tudo isso se junta aos sentimentos gerais de inquietação que a pessoa tem ao ficar irada. São essas mudanção fisiológicas que dão às pessoas a sensação de estarem totalmente dominadas pela ira e de serem incapazes de controlá-la.

Observe que emoções, pensamentos e mudanças fisiológicas estão todos entrelaçados. Juntos eles compõe o que chamamos ira. Normalmente, essa ira é depois exteriorizada em comportamento: palavras ou atos. Assim, Bill chuta o cortador de grama; Brooke sacode sua filha; a mãe repreende o filho adolescente que chega em casa tarde; a esposa afasta-se em silêncio do marido que provocou sua ira, etc.

Farei uma menção aqui do que vamos analisar mais detalhadamente nos capítulos seguintes . Embora tenhamos pouco controle sobre nossas respostas emocionais e fisiológicas a um acontecimento desagradável, podemos aprender a controlar nossos pensamentos - a forma como interpretmos os acontecimentos - e o nosso comportamento - nossas palavras e atos.

Mais tarde veremos como podemos controlar e canalizar nossos pensamentos e comportamento. Nosso propósito agora é esclarecer os componentes da ira. Em resumo, a ira é o conjunto de emoções , pensamentos e tensão física  que experimentamos quando acreditamos  que algo ou alguém nos trata, ou a outra pessoa, de modo injusto.

Fonte: Ira. Aprenda a Expressar essa Emoção. Gary Chapman. São Paulo. Mundo Cristão. 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário