" Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; Ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração". Provérbios 3.3
Benignidade (graça ou amor fiel) e Fidelidade (verdade) andam de mãos dadas no relacionamento a dois. Fale sempre a verdade, mas com graça e amor. Se precisar falar verdades duras, procure fazer um "sanduíche", usando o "pão" da afirmação (ou elogio) com amor incondicional, aos redor do "recheio" da crítica.
Fonte: 101 Idéias Para Paparicar sua Esposa. Carol e David Merkh.Editora Voxliteris. 2010.
***
Eu recentemente tive a experiência triste de ver um colega que precisava mentir para sua esposa e filhos por causa de um hobby. Sei que não é fácil desenvolver o respeito da família para conquistar um tempo que seja nosso. Mas desde o primeiro dia de meu casamento, não estou dizendo que fui perfeito nisso, procurei não mentir para minha esposa sobre o que gostaria ou estaria fazendo fora de casa sem que fosse trabalho e igreja. No começo é complicado, a mulher pensa (e até faz) uma certa disputa com esse "privilégio", mas com sabedoria e sabendo a hora de ceder para encontrar a dosagem certa, tudo se acalma.
O melhor de conquistar esse tempo pelo respeito e o entendimento, mesmo que após vários "confrontos em amor", é a consciência tranquila antes, durante e depois da atividade. Todo chefe de família que respeita o sentimento de sua mulher e filhos tem seu hobby prejudicado quando o pratica de uma forma insincera. Daí, eu acredito, na astúcia de fazer "caixa" ou "pontos" antes de gozarmos dessa situação, o nosso tempo para o nosso hobby, através de atividades de lazer e apoio à nossa família.
Conseguir que a família nos dê espaço para a prática de um hobby pode ser conseguido tanto pela mentira quanto pela verdade, e isso automaticamente se torna um hábito. Mas só a insistência com a verdade é capaz de revelar o seu insuperável custo benefício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário